Interlaken
Oberland Bernês
Interlaken fica no Oberland bernês, numa planície aluvial, entre os lagos Thun e Brienz. Este destino de férias, presidido por três imponentes montanhas, Eiger, Mönch e Jungfrau, é o ponto de início de diversas atividades.
Interlaken é uma comuna da Suíça, no cantão de Berna, com cerca de 5300 habitantes. Estende-se por uma área de 4,30 km², de densidade populacional de 1233 hab/km². Confina com as seguintes comunas: Bönigen, Därligen, Matten bei Interlaken, Ringgenberg, Unterseen.
Fica situada entre os lagos de Thun e Birenz, e o seu nome significa justamente "entre os lagos", na língua oficial desta comuna, o alemão.
É uma das cidades mais charmosas da Suíça. Cercada por montanhas e lagos, Interlaken é procurada por vários turistas durante o ano inteiro. Os países que mais enviam turistas a Interlaken são, por ordem, a Suíça (país local), a Alemanha, a Itália, a França e a Áustria.
No início do século XIX, Interlaken, no Oberland bernês, já havia se tornado famosa por suas impressionantes paisagens montanhosas. Contemporâneos famosos como Johann Wolfgang von Goethe e Felix Mendelssohn já viajaram por estas montanhas. O sucesso de Interlaken como ponto turístico foi reforçado pelo término da construção da Ferrovia Oberland Bernês em 1890 e da Ferrovia Jungfrau, em 1912.
Como destino de férias e local de convenções e tratados de importância internacional, Interlaken é o ponto de partida ideal para incontáveis excursões. Mais de 45 ferrovias montesas, bondinhos, telecadeiras e teleféricos em geral fazem o transporte até 200 km de pistas e a uma densa rede de trilhas para trekking. Barcos de passeio, incluindo barcos a vapor com rodas de pás, cruzam as águas do Lago de Thun e do Lago Brienz.
Verão
Trens para a região de Jungfrau, na direção de Grindelwald e Lauterbrunnen, com conexões para o transporte ferroviário até Mürren, e de lá para Schilthorn, e também via Kleine Scheidegg até o Jungfraujoch, partem da estação ferroviária Ost, de Interlaken. Uma frota de barcos, incluindo um histórico barco a vapor com rodas de pás em cada lago, oferece passeios nos lagos Thun e Brienz. Interlaken está localizada na rota panorâmica do "Golden Pass", que sai de Montreux, ao largo do Lago Genebra, após o luxuoso resort de férias de Gstaad, e vai até Interlaken, para de lá prosseguir através do Passo de Brünig até Lucerna.A apenas dez quilômetros de Interlaken, na ensolarada face sul de uma encosta, fica Beatenberg-Niederhorn, um paraíso para os amantes de parapente. Para os praticantes de trekking, há uma extensa rede de trilhas para caminhadas. O Niederhorn também atua como habitat natural de íbexes, camurças e marmotas.
Inverno
No inverno, os visitantes contam com o benefício da posição central de Interlaken, que confere a possibilidade de escolhas diárias entre as regiões de esqui de Jungfrau (Mürren/Schilthorn, Kleine Scheidegg/Männlichen e First) e de Beatenberg ou Axalp-Brienz, adequadas para famílias. São mais de 45 estradas de ferro nas montanhas, bondes aéreos e teleféricos, levando atletas até 200 quilômetros de pistas.Praticantes de esqui e tobogã também são bem atendidos na redondezas. Além disso, há mais de 220 quilômetros de trilhas para caminhadas de inverno nas regiões de Interlaken, Beatenberg, Axalp-Brienz, Habkern, Wilderswil e Jungfrau. Os hóspedes da região de férias de Interlaken podem aproveitar as transferências diárias de ônibus que conectam Interlaken às regiões de esqui de Mürren/Schilthorn, Kleine Scheidegg/Männlichen e First.
Destaques
- Schynige Platte, perto de Wilderswil – nostálgica
ferrovia com cremalheira, vistas fascinantes do Eiger, Mönch e Jungfrau,
jardim alpino com cerca de 500 espécies de plantas e uma série de
possibilidades de trekking.
- Jungfraujoch e Schilthorn – os passeios pela ferrovia com
cremalheira até a estação ferroviária mais alta da Europa e o teleférico
que leva ao restaurante giratório Piz Gloria: duas experiências
montesas impagáveis do Oberland bernês.
- Harder Kulm – o teleférico leva os passageiros até montanha
símbolo de Interlaken, proporcionando uma vista fantástica sobre o
resort e toda a região de Jungfrau. Para as crianças, o parque alpino de
animais selvagens, perto da estação do vale, proporciona uma ótima
experiência.
- Heimwehfluh – o nostálgico funicular que permite o transporte
até o terraço de observação, com restaurante, pista de tobogã apropriada
para qualquer condição climática, maquete da ferrovia e extensa área de
recreação.
- Museu de Turismo de Jungfrau, em Unterseen – o museu regional de turismo exibe 200 anos de turismo na região de Jungfrau.
- Cavernas St. Beatus – um (1) quilômetro de cavernas de pedra calcária iluminadas, com estalactites, galerias impressionantes e cachoeiras acessíveis por barco, carro, ônibus ou a pé, no histórico caminho dos peregrinos.
Comentário: " Em julho de 2010 tive a oportunidade de conhecer essa cidade fantástica. Um lugar maravilhoso tipicamente Suíço. E apesar de estar em pleno verão, a cidade é famosa por sua neve eterna, ou seja, você consegue visualizar as geleiras nos altos das montanhas além de existir passeios de trem por elas. Inclusive em uma dessas geleiras, teve a gravação de um filme da série 007. É um lugar fantastico, que realmente, vale a pena conhecer."
Postado por: Flávio Bittencourt Tavares