quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Festival Gastronômico de Tiradentes

TIRADENTES





Começa nesta sexta-feira (23) a 16ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, na cidade histórica de Minas Gerais. Cerca de 35 mil visitantes são esperados em dez dias de eventos. São palestras, cursos, estandes, festins, shows e atrações culturais variadas que compõem o festival. Ao todo, 40 restaurantes participam do circuito.
Neste ano, a busca por novos sabores na culinária brasileira é o tema de festins, debates, palestras e cursos. Para isso, chefs renomados de várias partes do país estão na cidade, para promover a divulgação de ingredientes regionais e enriquecer a gastronomia no Brasil.
O festival vai promover o encontro de Paraná e Bahia, com o trabalho conjunto dos chefs Celso Freire e Tereza Paim. Mato Grosso e São Paulo se encontram pelas mãos e criatividade dos chefs Ariani Malouf e Benny Novak. Distrito Federal e Rio Grande do Sul estão juntos, representados por William Chen Yen e Carla Tellini. Todos eles estão na segunda etapa da Expedição Brasil Gastronômico, que busca a valorização das cozinhas regionais.
A culinária mineira também é destaque do festival, e é representada pela nova geração de chefs, entre eles Felipe Rameh, Leonardo Paixão e Henrique Gilberto.
O último fim de semana, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, é dedicado à cozinha latino-americana, representada pelos chefs Fernando Rivarola (de Buenos Aires, Argentina), Juan Manuel (de Bogotá, Colômbia), Maurício Acuña (de Quito, Equador) e Bruno Oteiza e Gerard Bellver (da Cidade do México, México).
Uma feira com 15 produtores da agroindústria, de todo o estado, vão mostrar no Largo da Rodoviária, que vai ser rebatizado, durante o festival, de Largo do Chef,  produtos típicos de Minas, como mel, cachaça, café, doces e queijos.
No mesmo local, vários restaurantes vão oferecer um cardápio especial, sempre pensando na comida com ingredientes simples, mas muito saborosa.
No Largo das Forras, a principal praça da cidade, o Espaço Senac vai oferecer cursos e debates sobre culinária abertos ao público. Na praça, outros quatro restaurantes da cidade vão servir menus especiais e mostrar a cozinha ao vivo, com a preparação dos pratos feitos na hora, sob os olhares dos visitantes.
Tiradentes também é cultura

Além da gastronomia, 84 apresentações artísticas prometem divertir o público. Artistas dos mesmos estados que participaram da Expedição Brasil Gastronômico também foram convidados para estarem no cardápio cultural. Atrações da região completam a programação.

Na música, os destaques ficam por conta do escritor de saxofonista Luiz Fernando Veríssimo, com a banda Jazz 6, o Tomati Jazz Trio, liberado pelo guitarrista Carlos Tomati, mais conhecido como integrante do Sexteto do Jô, além do instrumentista gaúcho Renato Borghetti e o gaitista Gabriel Grossi.
No teatro, os grupos Maria Cutia, de Minas, o Povo da Rua, do Rio Grande do Sul, e Grua, de São Paulo. Atrações com números circenses e de contação de história também estão na programação.
Comentários:
Tiradentes é um dos municípios mais charmosos de MG. Além de suntuosa arquitetura que mais parece nos querer contar toda sua história, é repleta de festivais. Os mais famosos são o gastronômico e o de cinema.
Esse final de semana inicia-se o 16º Festival de Gastronomia. A ideia surgiu, há 16 anos atrás, com o objetivo de reunir os chefs de cozinha mais renomados do país. O sucesso foi tanto que a cidade não parece suportar mais todos os seus expectadores. Com isso, as pessoas são obrigadas a se instalarem nas cidades vizinhas, como, por exemplo, a encantadora cidade de São João Del Rei.
Postado por: Marina Morena Alves Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário